Sustentabilidade

 

A Sustentabilidade é um dos aspectos fundamentais do Planejamento Estratégico do Grupo Sotreq, por isso está presente em nossa Missão, Visão e Valores,sendo o ponto de partida para obter resultados positivos em todos os aspectos.

Através do desenvolvimento de ações, projetos e programas, somos agentes indutores de práticas socioambientais a serem adotadas tanto por nossos funcionários, como pelas partes interessadas que nos relacionamos, configurando­‐se como um importante aspecto de contribuição para mudança de paradigma, que torna possível o Desenvolvimento Sustentável.


RESPONSABILIDADE SOCIAL

Instituto Social Sotreq – ISSO

ISSO – Instituto Social Sotreq
Em 2005 foi criado o Instituto Social Sotreq – ISSO, uma associação civil sem fins econômicos, que pratica o investimento social privado de forma planejada, monitorada e sistemática, nas áreas de capacitação e atuação profissional, meio ambiente e assistência social no território
nacional.
Conheça mais sobre o ISSO – acesse: www.isso.org.br
Contratação de Mão de Obra Local

Contratação de Mão de Obra Local
Valorizamos a contratação de mão de obra local como forma de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico nos locais em que a empresa atua, propiciando a interação com as comunidades e trazendo benefícios diretamente ligados à Sustentabilidade.
Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente

Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente
Os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA, previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), existem nas instâncias federal, estadual e municipal, para complementar recursos financeiros, tanto de origem governamental como da sociedade civil, a fim de garantir a execução das políticas previstas.
O Grupo Sotreq destina recursos em prol de projetos e ações sociais voltados para a criança e adolescente e incentiva também que seus funcionários destinem através de doações de pessoa física.
Incentivos Fiscais

Incentivos Fiscais
O Grupo Sotreq compreende a utilização de incentivos fiscais no Brasil como uma importante ferramenta de responsabilidade social, valorizando iniciativas nas áreas social, esportiva e cultural.
O Grupo também tem se mobilizado na causa da infância e da adolescência, com campanhas junto aos seus funcionários, a fim de incentivar a prática de doações feitas pelas pessoas físicas. Além disso, é a mantenedora do Instituto Social Sotreq ao destinar recursos previstos pela Lei da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Objetivos do Milênio

Objetivos do Milênio
Em 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu os 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo.
Os ODM configuram metas de desenvolvimento para os países, e contribuindo com estes objetivos, o Grupo Sotreq promove ações e difunde seus conceitos, convidando os funcionários a também fazer parte destas metas.8 Jeitos de Mudar o Mundo
1. Acabar com a fome e com a miséria;
2. Educação de qualidade para todos;
3. Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças;
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
Programa de Incentivo a Educação

Programa de Incentivo a Educação
Com o objetivo de incentivar os funcionários, pais ou mães, a acompanhar o desempenho escolar de seus filhos, o Grupo Sotreq realiza anualmente um programa, premiando os três melhores alunos de cada localidade. Os ganhadores recebem um valor para reembolso de material escolar.
Qualidade de Vida

Qualidade de Vida
O Grupo promove a Qualidade de Vida através de Programas de Gestão de Crônicos, Ginástica Laboral, Campanha de Vacinação contra a Gripe, Levantamento de Perfis de Saúde de sua população, Participação em corridas e Campanhas Informativas sobre saúde com temas de interesse geral, além disso oferece aos seus funcionários e seus dependentes um Seguro Saúde totalmente sem custo.
Voluntariado Sotreq

Voluntariado Sotreq
O voluntariado em um processo contínuo e dinâmico, constitui-se como uma importante forma de diálogo da empresa com suas partes interessadas. Ele desperta a atitude de colocar-se diante dos desafios, a fim de superá-los coletivamente, estimulando o desenvolvimento de capacidades, do potencial de inovação e de propósitos fundamentados em valores.
O Grupo Sotreq mobiliza seus funcionários para a realização de Campanhas Sociais, com o objetivo de arrecadar donativos para as instituições sociais localizadas nas regiões onde atuamos.
Voto Consciente

Voto Consciente
O exercício da cidadania pressupõe indivíduos que participem da vida comum e que estejam organizados para alcançar o desenvolvimento do local onde vivem. Por isso, as organizações possuem um papel importante no incentivo destas práticas, na medida em que votar conscientemente influi nos rumos da sociedade.
O Grupo Sotreq realiza ações apartidárias sobre a importância das eleições e do exercício da cidadania por meio do voto consciente.


MEIO AMBIENTE

Eficiência Energética

Eficiência Energética
Em consonância com o novo cenário de redução de consumo e aumento da eficiência energética, o Grupo Sotreq vem estabelecendo políticas e realizando diversas ações no intuito de reduzir o consumo de energia.
Além disso, as novas construções estão sendo realizadas com base nos conceitos da eficiência e do aproveitamento energético.
Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa

Inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa
Desde 2011 a Sotreq vem gradativamente realizando o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de suas filiais e contratos.
O inventário de emissões de GEE tem como objetivo quantificar as emissões e identificar as principais atividades e processos responsáveis por sua geração, possibilitando adotar ações que permitam tanto a redução quanto a compensação dos GEE emitidos.O projeto para o reflorestamento do Parque Conservador das Águas, localizado no município de Extrema-MG, além de proteger as áreas de recargas de aquíferos, visa compensar as emissões de gases de efeito estufa do Grupo Sotreq, uma vez que as árvores capturam o CO2 presente na atmosfera.
Projeto Parque Conservador das Águas

Projeto Parque Conservador das Águas
O Projeto, desenvolvido em parceria com a The Nature Conservancy – TNC, visa contribuir com uma iniciativa da Prefeitura de Extrema, para a proteção de ambientes frágeis e relevantes para o município, localizado no estado de Minas Gerais. O objetivo é buscar formas de assegurar a manutenção de recursos naturais, em especial a água. A região do Parque Conservador das Águas abriga os principais mananciais de abastecimento do Sistema Cantareira, que é o responsável pelo fornecimento de água para metade da população da cidade de São Paulo.


SEGURANÇA E SAÚDE

Segurança e Saúde

O Grupo Sotreq identifica os perigos e avalia os riscos de cada uma de suas atividades para que as atividades sejam desenvolvidas em um ambiente seguro e saudável, e estabelece controle operacional para que tais riscos possam ser reduzidos a níveis aceitáveis.

O Grupo Sotreq tem como premissa que todos os acidentes são evitáveis. A ocorrência de fatos desse tipo deve ser investigada com rigor pelos níveis de liderança, de forma a evitar a reincidência e estabelecer um processo de melhoria contínua das operações.

Como parte da gestão de segurança e saúde no trabalho, o Grupo Sotreq promove anualmente, auditorias internas de certificação. O objetivo destas auditorias é medir o nível de atendimento, de cada uma das filiais e contratos, aos requisitos corporativos de segurança e saúde no trabalho. De acordo com o resultado obtido a filial ou contrato pode ser certificada nas categorias Bronze, Prata, Ouro ou Diamante.


SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO

Política da Sustentabilidade
Certificações

Certificações

Certificação ISO 9001
Certificação ISO 9001
O Sistema de Gestão da Qualidade implementado com base na norma ISO 9001 faz com que as empresas tenham foco na satisfação dos clientes e na preocupação com a melhoria contínua, além de garantir a conformidade de seus produtos e serviços. Assim, com a certificação, a empresa assegura que seu processo produtivo é confiável e está em conformidade com as exigências de seus clientes.
O Centro de Remanufatura de Componentes – CRC e o Laboratório SOS da filial Contagem são certificados nesta norma atestando a eficiência dos serviços prestados.
Certificação ISO 14.001

Certificação ISO 14.001
A ISO 14001 é uma norma de aceitação internacional que define os requisitos para estabelecer e operar um sistema de gestão ambiental. Visa integrar em uma organização a gestão de impactos ambientais com a lucratividade, através da redução de custos, controle de riscos e melhoria do desempenho. A Matriz e as filiais de Carajás e Contagem são certificadas nesta norma.

Localidade:


Vespasiano

Áreas de Oficina de reparos (implementos e componentes), almoxarifado, escritório administrativo, manutenção predial/ terceiros, refeitório e oficina externa (Rebuild)


Uberlândia


Sumaré


São Gonçalo

Comércio atacadista de partes e peças para mineração, tendo como objetivo fornecimento de peças Caterpillar a serem aplicadas nas máquinas e equipamentos de propriedade Vale.


Samarco

Áreas de Manutenção Oficina III, Lavador, Ferramentaria, Inspeção, Almoxarifado e Administrativa.


Rio de Janeiro

Comércio atacadista de máquinas, equipamentos para terraplenagem, mineração e construção; partes e peças.Atividades administrativas e operacionais da Oficina de Reparo de Componentes e suporte administrativo aos clientes da unidade de Negócio de Marítimo.Atividades administrativas e operacionais do Rental Power e suporte administrativo aos clientes da unidade de Negócio de Energia.”


Matriz

Suporte corporativo as atividades de comercialização de máquinas e equipamentos para os segmentos de Construção, Mineração, Energia, Petróleo e Marítimo.


Manaus

Comércio atacadista de máquinas e equipamentos (incluindo suas partes e peças) para: terraplanagem, mineração e construção. Aluguel de máquinas sem operador, corte e montagem de mangueiras hidráulicas flexíveis, manutenção e reparo para essa máquinas e equipamento.


Goiânia


DIFS

VALE – DIFS – Complexo Itabira:
Mina de Cauê e Conceição: Oficinas, ferramentaria, administrativo;
Suprimentos: Almoxarifado, setor de mangueiras, administrativo, vendas;
Administrativo: Contabilidade, RH, contas a pagar e a receber.
VALE – DIFS – Complexo Minas Centrais:
Mina de Água Limpa: Oficina de manutenção e sala administrativa;
Brucutu: Oficina de manutenção e sala administrativa;
Gongo Soco: Oficina de manutenção.
VALE – DIFS – Complexo Mariana:
Mina de Alegria: Oficina (Atendimento esporádico), administrativo
Timbopeba: Oficina (Atendimento esporádico)
Fazendão: Oficina (Atendimento esporádico)
Fábrica Nova: Oficina (Atendimento esporádico


DIFL

a) Complexo Itabiritos I;
- Mina do Pico (Oficina de Manutenção de equipamentos e/ou área demarcada pelo cliente, container administrativo);

b) Complexo Itabiritos II;
- Mina de Fábrica (Oficina de Manutenção de equipamentos e/ou área demarcada pelo cliente, sala administrativa);

c) Complexo Vargem Grande;
- Mina de Abóboras (Oficina de Manutenção de equipamentos e/ou área demarcada pelo cliente)
- Mina de Capitão do Mato (Oficina de Manutenção de equipamentos e/ou área demarcada pelo cliente)
- Mina de Tamanduá (Oficina de Manutenção de equipamentos e/ou área demarcada pelo cliente, container administrativo);

d) Complexo Paraopeba I;

- Mina de Mar Azul (Oficina de Manutenção de equipamentos e/ou área demarcada pelo cliente, Sala administrativa);
- Mina de Mutuca (Oficina de Manutenção de equipamentos e/ou área demarcada pelo cliente);
- Mina de Capão Xavier (Oficina de Manutenção de equipamentos e/ou área demarcada pelo cliente);
- Terminal Olhos d’água (A Sotreq, não realiza atividades nessa unidade do Complexo).

e) Complexo Paraopeba II;

- Mina de Feijão (Oficina de Manutenção de equipamentos e/ou área demarcada pelo cliente, container administrativo);
- Mina de Jangada (Oficina de Manutenção de equipamentos e/ou área demarcada pelo cliente, container administrativo);


Cuiabá

Revenda de maquinas, peças e serviços de manutenção corretiva em equipamento Caterpillar do segmento de construção de pequeno e médio porte


CSN

Serviço de Assistência Técnica, Montagem e Performance dos equipamentos CATERPILLAR, incluindo serviços de inspeção, manutenção preventiva / corretiva dos motores instalados nas peneiras móveis dos equipamentos SIMPLEX dentro da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional no município de Congonhas/MG, contemplando as seguintes áreas:
Escritório Administrativo / Oficina de Manutenção / Montagem de Equipamentos / Plantas Moveis / Inspeção de Campo.


Contagem – Laboratório SOS

Análise físico-química de óleos lubrificantes, diesel e de líquidos arrefecedores e a interpretação de seus resultados para indústria em geral.


Contagem – ISO  14001 e OHSAS 18001

Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para terraplanagem, mineração e construção, serviços de manutenção em máquinas e seus componentes, exceto serviços externos.
Wholesalers machinery and equipment earthwork, mining and construction, services for maintenance in machinery and components, excluding field services.


Contagem – CRC

Realizar serviços de remanufatura de componentes e subconjuntos de equipamentos pesados, compreendendo serviços em: Hidráulica, Trem de Força, Motores e Fast Service.


Carajás -Filial

Comércio atacadista de máquinas e equipamentos (incluindo comércio atacadista de suas partes e peças) para: terraplenagem, mineração, construção, corte e montagem de mangueiras hidráulicas flexíveis para essas máquinas e equipamentos.


Carajás – Minas

Comércio atacadista de máquinas e equipamentos (incluindo comércio atacadista de suas partes e peças) para: terraplenagem, mineração, construção, corte e montagem de mangueiras hidráulicas flexíveis para essas máquinas e equipamentos, da Filial Carajás nos contratos da Mina de Ferro- Carajás; Mina do Sossego e Mina do Salobo.


Belém

Comercio atacadista  de máquinas , equipamentos para terraplanagem, mineração e construção, partes e peças


Alto Horizonte

Filial: Serviços Administrativos, vendas de peças e serviços e armazenamento de material desempenhadas pelo Almoxarifado.
Contrato Marc: Atividades de manutenção preventiva e corretiva na frota CAT, de acordo com as demandas existentes pela frota do cliente Mineração Maracá

Certificação OHSAS 18.001

Cetificação OHSAS 18.001
A OHSAS 18001 é uma especificação internacionalmente reconhecida para sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho. A OHSAS 18001 é compatível com a ISO 9001 e a ISO 14001 e foi desenvolvida para ajuzdar a organização a promover práticas proativas e contínuas na segurança saúde, além de fazer com que sejam cumpridos os requisitos legais e regulatórios. A Matriz e as filiais de Carajás, Contagem e Serra são certificadas nesta norma.

SOLICITE UMA COTAÇÃO