História



A trajetória do Grupo Sotreq é marcada pelo empreendedorismo e pela convicção de que a busca pela excelência é o caminho para o crescimento.

O Grupo Sotreq começou a ganhar forma em 1941, quando a Sociedade de Tratores e Equipamentos Ltda. (Sotreq) e a Caterpillar firmaram um acordo: o “Contrato de Vendas e Serviço do Distribuidor de Exportação”, que valia para a área geográfica que compreendia o Distrito Federal e os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, além da parte situada ao sul de Goiás.

Naquele mesmo ano, a Sotreq foi oficialmente fundada. No início, além de tratores e moto-escrêiperes CAT, a empresa vendia cabos de aço, guinchos, guindastes, dragas, barcaças, locomotivas, tratores agrícolas de rodas, caminhões e trailers. Os primeiros 21 funcionários se instalaram em um escritório, na extinta Rua São Pedro, no Centro do Rio de Janeiro.

A sede definitiva da empresa foi inaugurada em 1949, na Avenida Brasil, principal eixo de saída e chegada do Rio de Janeiro. Antes disso, em 1946, na esteira da ampliação de suas atividades em Minas Gerais, fundou a filial de Belo Horizonte.

Os negócios continuaram a crescer. Em 1951, a Sotreq instalou uma nova unidade em Uberlândia, no Triângulo Mineiro e, em 1958, foi criada a agência Brasília, no Núcleo Bandeirantes. Um ano depois surgiu a representação da Sotreq em Vitória.

No final da década de 70, a empresa incorporou à sua área de atuação os estados do Pará e Amapá. Em 2001, passou a revender produtos, serviços e sistemas Caterpillar em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas, Acre e Roraima.

Um ano depois, com a criação da Somov, foi então constituído o Grupo Sotreq, que hoje congrega, além da Sotreq, as empresas Somov, MDPower, Soimpex, Sematech e Sitech.

SOLICITE UMA COTAÇÃO